Em nosso curso, tenho mães e pais de crianças especiais de todas as profissões, mas algumas quero destacar, médicos, fisioterapeutas, fonos, terapeutas ocupacionais, professores, psicopedagogos.
Quando eles entram em minha sala de aula, eu peço que deixem da porta pra fora tudo que aprenderam na faculdade, não é porque não servirá, é apenas para receber o novo de coração aberto, não confrontar, e depois na pratica usar para ver aquilo que funciona e que vai atender a criança, cada criança é um ser único, e as ferramentas que cada família irá utilizar na prática é que fará a grande diferença. A humildade, saber que na verdade não sabemos de nada, que tudo que sabemos aprendemos de alguém e que mesmo assim corremos o risco de termos aprendido errado.
Achamos q sabemos de tudo, quando fazemos vários cursos e faculdades, ouvimos muitas pessoas elogiarem nosso trabalho e exaltar nossas habilidades e neste percurso corremos o risco de acharmos que realmente somos tudo isso e ficamos cegos pela vaidade. Não posso me esquecer disso, estar atenta para que a vaidade não ofusque o verdadeiro brilho da técnica que eu uso e que não é minha. É da Maria Montessori.
Quando nos deparamos com a prática, alfabetizar uma criança especial em sala de aula, descobrimos que não sabemos nada, que a criança é que vai nos ensinar, a sermos melhores e a sermos professores de verdade.
A criança é o Mestre, permita que ela mostre a sua verdadeira natureza, e vc se surpreenderá!
Simone Galvão de França
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