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Foto do escritorMontessori Day Care

A pré alfabetização / alfabetização na síndrome de down




As crianças com síndrome de Down compartilham um conjunto de características de aprendizagem que estão enraizadas na neurociência de seu desenvolvimento cerebral.

Essas características afetam o desenvolvimento da linguagem e alfabetização.

Coloco aqui meu olhar não-científico para algumas dessas características e como preparamos essas crianças para conquistar a palavra escrita ( alfabetização ).

Características que afetam seu desenvolvimento:

Memória de trabalho auditiva fraca, isto é, dificuldade em armazenar informações na memória de curto prazo durante a execução de outros processos cognitivos. Por exemplo, recordando as associações de som-símbolo para as letras, enquanto misturando os sons juntos para fazer uma palavra ou soar palavras enquanto simultaneamente pensa sobre o seu significado.

Dificuldades em tarefas que requerem memória "implícita" (coisas que você faz todos os dias sem realmente pensar nelas, como cantar uma música ou assinar seu nome).

Mais dificuldade com a memória "explícita" (lembrando fatos, como nomes de letras, números de telefone ou senhas de computador).

Dificuldade em processar e lembrar informações apresentadas oralmente (luta com consciência fonológica).

Pode usar interações sociais para evitar tarefas que acham desafiadoras.

Como trabalhar e obter sucesso na alfabetização:

As crianças com síndrome de down são aprendizes visuais com boa memorização para imagens.

Incorporar nas terapias o treinamento de habilidades de consciência fonológica desde muito cedo facilita o aprendizado e pré alfabetização.

Use uma abordagem multi-sensorial para o ensino, incluindo um forte componente visual e manipulativos

Fazer diversas atividades com repetições e ter modelos de exemplo sempre disponíveis ( controle de erro ).

Motivar bons comportamentos e foco.

Ter paciência para esperar as respostas corretas.

Certifique-se de que quando a criança está praticando uma nova habilidade, você está lá para fornecer feedback (de modo que a habilidade seja praticada corretamente até que seja automática) e para que a criança sinta-se motivada.


To learn more, check out this research:

Improving Memory in Children with Down Syndrome—a research update from Down Syndrome Education International. Somewhat technical but includes helpful explanations of complex processes as well as a wealth of references.

Enhancing Reading Instruction for Children with Down Syndrome –a three-year study by Dr. Christopher Lemons and colleagues, University of Pittsburgh.

Fotos: internet

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