O pessoal está um pouco confuso! A pessoa com Síndrome de Down ( nova nomenclatura T21 ) PODE E CONSEGUE ser alfabetizada. Esse não é o problema. O problema está em ter profissionais preparados para essa tarefa, escolas com materiais e planejamento adequado e pais que vestem a camisa para ajudar em casa. A responsabilidade é da família em conjunto com a pedagoga responsável!
Terapeutas podem ajudar, a escola pode ajudar, mas a família é o comando do barco!
Em pesquisa do Movimento Down 2018 apresentava 80 pessoas no Brasil frequentando a faculdade ( T21 )
Se nasce 1 Down a cada 700 nascimentos essa pesquisa mostra o que vemos diariamente nas redes sociais em todo Brasil, crianças e adolescentes saem da escola a partir dos 15-16 anos, analfabetos ou analfabetos funcionais, frustrados e sem perspectiva de trabalho que trará autonomia e uma vida social mais ativa.
Lembrando que saber ler e escrever sem interpretar textos tb nao ajuda muito, se temos 80 em faculdades, onde estão os demais? Em casa, escolas especiais, trabalhando?
Percebemos um aumento na alfabetização quando aumenta a renda familiar, o que demonstra claramente que, pessoas com mais condições financeiras também podem dar aos seus filhos um atendimento de mais qualidade, elevando consideravelmente as possibilidades de alfabetização e melhores condições futuras de trabalho e autonomia.
Então, o problema não está na pessoa ter D.I para não ser alfabetizada, o problema está nas condições, família, ambiente, escola e terapeutas envolvidos no processo.
O Montessori Day Care trabalha justamente para mudar esse quadro na população mais carente de acesso a profissionais de qualidade , dando a família oportunidade de melhorar o atendimento a essa população, dando condições e conhecimento do que fazer e como fazer para que essa pessoa tenha uma melhor autonomia e bem estar da primeira infância até a vida adulta.
O que vc, pai e mãe está fazendo para ajudar a sua criança?
Vamos juntos!
www.montessoridaycare.com.br
Texto: Simone Galvão de França
Comments