Buscar

Como funciona a nossa filosofia? Montessori em casa.

Atualizado: 5 de Jul de 2019

Foto: Gabriela e Bruno.

Sempre, os pais perguntam como caminhar lado a lado com a escola na educação de seus filhos.

Numa escola Montessori há alguns princípios fundamentais que aqui compartilhamos “Seguir a criança” Este é o princípio mais importante e deve seguir-se a criança em qualquer idade , devemos respeitar e honrar o interesse e a necessidade de cada uma de nossas crianças.

Dar seu filho liberdade de explorar em espaços os fechados ou abertos da mesma forma, sempre que for seguro e utilize esta liberdade de maneira positiva.

Dar a seu filho a oportunidade de usar as mãos tanto quanto seja possível.

Seu filho deve estar exposto a todas as experiências concretas que tenham a ver com o uso de suas mãos para depois chegar a abstração de conceitos.

Promover todas as possibilidades para que seu filho possa nas rotinas da casa : molhar as plantas , lavar a louça, arrumar brinquedos, organizar sua mochila , servir-se e comer apenas com a ajuda necessária , encher seu próprio copo para beber água se se for maior pode responsabilizar-se por alguma tarefa da família.

Estas oportunidades promovem a coordenação, a concentração, o sentido de ordem, a responsabilidade, a noção dos cuidados pelo bem estar comum, a independência e no aspecto cognitivo, preparam a mente matemática e apoiam o desenvolvimento da linguagem.

Dispor de utensílios adequados ao tamanho da criança , objetos para pequenas mãos , quando são pequeninos.

Guarde-os em local onde teu filho possa ter acesso, para que possa usá-los na medida da sua necessidade ( copo, prato, talheres, pequenos recipientes para os biscoitinhos, jogo americano).

Não interromper os “ciclos de trabalho” de seu filho – suas brincadeira ou jogos.

Dar oportunidade de ir construindo a períodos cada vez maiores de concentração, mostrar-lhe “como” quando não souber como usar algo faça uma demonstração com sequencia de passos.

Use movimentos lentos e precisos.

Que o ambiente que o rodeia seja organizado e atrativo.

A ordem externa promove a a ordem interna e o desenvolvimento da inteligência.

Quando for falar com seu filho aproxime-se dele , abaixe-se , mantenha o contato visual, fale num tom de voz apropriado, quando as pessoas se olham nos olhos a verdadeira comunicação se estabelece. Lembre-se sempre do que diz Montessori : “Ajuda-me a fazer sozinho !” Esta é a máxima que pode representar a essência do Sistema Montessori, ajudar a criaça na medida certa . Deixá-la fazer sozinha o que é capaz .

Segui-la e instigá-la a percorrer novos caminhos , apoiando quando for preciso, respeitando em cada um o seu próprio ritmo.

Texto: Aldeia Montessori

Liberdade – A criança só se mostrará como é, verdadeiramente, e só demonstrará suas reais necessidades, se tiver liberdade para expressar-se e para agir.

Isto não significa que à criança será permitido tudo, sem limites.

Ao contrário, ela será orientada e impedida de fazer tudo aquilo que for prejudicial a si mesma, ao outro ou ao grupo.

No entanto, a liberdade é necessária para que a criança possa ser e agir dentro de um ambiente preparado e adequado ao seu desenvolvimento.

Atividade – É agindo no ambiente e interagindo por meio de atividades úteis e construtivas que a criança constrói o seu conhecimento.

Independência – Agindo com liberdade, a criança vai se tornando independente, isto é, capaz de agir por si, de construir sua autonomia em todas as dimensões, o que é a base do ser crítico, do ser produtivo e do ser responsável.

Respeito à individualidade – É preciso entender a criança como um ser em busca da sua identidade própria, respeitar seu ritmo próprio, suas características pessoais e sua autonomia.

Ambiente preparado – O ambiente deve ser preparado de acordo com o nível de desenvolvimento da criança. Um ambiente montessoriano é rico em atividades que favoreçam as experiências de aprendizagem. Trata-se de um espaço de interlocução e de construção de conhecimento.

Disciplina ativa e consciente – A disciplina é um meio pelo qual a criança pode desenvolver-se interiormente, tendo a possibilidade de construir bem a sua personalidade e de desenvolver a sua aprendizagem. Ativa, porque a criança deve disciplinar-se para o movimento, em atividade.

Consciente, porque a criança apropria-se desse processo, entendendo as razões pelas quais deve ter o autodomínio de suas atitudes.

Texto e pesquisa: Simone Galvão de França

www.montessoridaycare.com.br

77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo