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Dormir bem é essencial! 

Você já percebeu como é o sono da sua criança com Síndrome de Down?

Características físicas associadas à síndrome de Down como pescoço curto, hipertrofia das amígdalas e adenoides, queixo pequeno, língua de tamanho menor, diminuição do tônus muscular e tendência à obesidade favorecem o aparecimento de apneias durante o sono.

"Sabemos como nos sentimos após uma noite mal dormida, mas conhecemos muito pouco sobre os efeitos da falta de sono no cérebro.

O primeiro estudo envolvendo privação de sono em seres humanos foi realizado por Dement e consistia em acordar os voluntários no início de cada episódio de sono REM, durante 5 noites consecutivas. Foi observado que os sujeitos reclamavam de irritabilidade, ansiedade e dificuldade de concentração.

A memória, uma das mais importantes funções cerebrais, é particularmente afetada com a privação de sono. Dessa forma, um maior entendimento da relação entre o sono e a memória é crucial para promover o melhor aproveitamento do aprendizado escolar.

Experimentos que mostram que os sujeitos que adquirem informações antes de dormir e devem se lembrar dessas informações quando acordam, se recordam melhor do que os indivíduos que adquirem a informação de manhã e devem se lembrar das mesmas durante a noite.

A noite em estado de relaxamento, tudo se reorganiza no cérebro, as experiências marcantes e vividas com emoção são fixadas na memória, coisas sem importância são descartadas e os neurônios tem uma longa jornada de trabalho.

Por isso, uma boa noite de sono é importante para o bom comportamento, para um melhor aprendizado, para a plasticidade cerebral, para a linguagem e muitas outras coisas que precisamos, em especial crianças com deficiência.

Ter uma boa rotina a noite, pouca luz, pouco ou nenhum eletrônico, ambiente acolhedor e sem barulho ajuda em uma boa noite de sono.

Também um dia muito agitado com excesso de estímulos contribui para uma noite também agitada, por isso o excesso de estímulos não faz bem as crianças com deficiência, o exagero nunca é saudável.

É muito importante e precisamos zelar pela noite de nossas crianças para que possamos ter vitórias dia após dia.

Fique de olho!

Texto e pequisa: Simone Galvão de França

www.montessoridaycare.com.br

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