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Montessori e a ciência 

Existem comprovações?

O Método Montessori é o resultado de pesquisas científicas e empíricas desenvolvidos pela médica e pedagoga Maria Montessori. É caracterizado por uma ênfase na autonomia, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança. Como cada criança é diferente e tem um ritmo diferente, o papel dos professores do método Montessori também varia em respeito à educação tradicional. O professor observa e analisa a cada criança enquanto a criança vai descobrindo os conhecimentos por ela mesma e lhe dirige em direção àquelas atividades que possam potencializar o seu desenvolvimento de forma mais natural. O material criado por Montessori tem papel preponderante no seu trabalho educativo partindo do concreto (o material didático) para o pensamento abstrato. A criança literalmente vê e sente através do material didático preparado, o tema a ser aprendido. A criança deixa de usar o material didático quando a abstração para o tema aprendido já é completa. O meio preparado e o material didático tem como função, estimular e desenvolver na criança um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto. Texto e pesquisa: Simone Galvão de França Wikipédia

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