Sempre me perguntam, o que uma sala de aula deve ter para trabalhar uma criança com deficiência?
Não existe um manual de instruções, mas existem algumas coisas indispensáveis:
* Empatia
* Boa vontade
Só isso basta ?
De jeito nenhum! Só empatia e boa vontade não alfabetizam ninguém!
Precisamos ter:
* Conhecimento exatamente das particulariades da deficiência do aluno ( não curso de inclusão com diversas deficiências), pois não aprendem de forma padronizada.
* humildade para aprender com quem conhece, procurar um curso especifico para atender aquele aluno que estará em sua sala no ano letivo em referência.
* Planejamento e execução no tempo do aluno e não da escola. ( Parceria com a família e Direção )
* Método adequado para a deficiência em questão
* Auxiliar comprometida com o conteúdo e com conhecimento em como aplicar a matéria conforme orientação da prof regente. ( Não cuidadora )
importante: A criança com deficiência não é um bibelô da sala de aula e nem o chaveirinho de estimação dos amigos.
Com esses critérios, existem mais chances de sucesso.
www.montessoridaycare.com.br
Texto: Simone Galvão de França
Comments