Professores, deixar o aluno de inclusão todos os dias desenhando e pintando, é o caminho certo e rápido para o comportamento inadequado e para a frustração, da criança e da família.
Troque esse hábito incorreto na sala de aula com materiais já previamente preparados para seu aluno.
Entregue para a professora auxiliar ou para a A.T da criança, um repertório rico para que a criança tenha um planejamento diário com atividades importantes.
A criança com deficiência sem essa atenção, mais cedo ou mais tarde vai começar a dar trabalho ou se acostumar com nada para fazer e depois, exigir dela alguma rotina de estudos, será muito difícil! Eles acabam se acostumando que não existe exigência, não precisam estudar e com essa falta de coisas úteis no seu dia a dia, ficam muito a vontade, dominando o adulto e fugindo das demandas, acabam entrando e saindo da escola sem nenhum aprendizado real.
Dicas para um bom atendimento ao seu aluno com deficiência intelectual:
Observe a criança, faça uma sondagem e um planejamento bem feito e organize kits de materiais que vc usará pelos próximos meses.
✅ Rotina de estudos com material pedagógico preparado para a criança, lembre-se, o cérebro aprende pela repetição e com rotina.
✅ Não infantilize seu aluno com atitudes e materiais.
✅ Não olhe a deficiência como um limitador, cada ser humano carrega em si o dom de ser capaz.
✅ Demandas devem ser ofertadas com tempo reduzido após minuciosa análise de quanto a criança aguenta cada atividade.
✅ Após cada atividade difícil, sempre ofertar algo prazeroso.
✅ Não permitir que a criança faça o que quiser sem controle, ensine sempre regras, isso é ensinar educação, ter deficiência intelectual, não é sinônimo de falta de educação, o domínio do adulto no que está fazendo faz toda a diferença no comportamento da criança.
✅ Não exija que a criança fique sentada na carteira por muito tempo, isso pode irrita-la, principalmente se ela não entende o discurso do professor regente, saiba manejar a situação com atividades que ela possa se movimentar observe a melhor maneira e local adequado onde o tutor ou A.T possa estar ofertando para a criança algo útil para o aprendizado dela conforme o planejamento feito individualmente pra ela.
✅ Não permita que a criança receba atividades em qualquer lugar da escola, todos nós precisamos de um local confortável e preparado para um bom estudo com foco, chão da quadra, parquinho, lanchonete não é lugar de estudar.
✅ Fazer combinados e cumpri-los.
✅ Oriente os pais a estarem procurando aprender mais sobre a educação dessa criança, pais q estudam e praticam em casa, ajudam a criança a se desenvolver de maneira adequada e a escola terá maior sucesso com a criança no dia a dia.
✅ Nunca, jamais em tempo algum permita que ninguém coloque essa criança em colchão na sala de aula para dormir ou dê a essa criança brinquedos para ela se distrair, isso ela faz na casa dela, escola é lugar de aprender.
✅ Criança dopada de remédio em sala de aula é desumano, falar de inclusão e empatia é bonito, porém é melhor quando praticada, caso a criança tenha crises, tenha deficiência ou transtornos severos, solicite ajuda profissional para atender melhor essa criança, pense sempre que poderia ser você ou seu filho nessa mesma situação.
Quer aprender mais? Essas dicas e muitas outras temos para vcs na capacitação na educação da criança com Síndrome de Down.
Venha conosco, estamos atendendo escolas, educadores que queiram estar estudando para ter um conhecimento diferenciado na área da educação inclusiva.
Texto: Simone Galvão
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