Buscar

Toda criança tem seu tempo? Devo esperar?

Cada criança tem o seu tempo?

Leio muito isso em grupos de mães de crianças com deficiência, todos os dias tem perguntas relacionadas com essa questão, quantos anos rolou, sentou, andou, falou, leu?

Este conceito de que cada um tem seu tempo e a mãe deve esperar é antigo e a neurociência já desmentiu. Não é bem assim, existe um limite que devemos esperar!

Temos uma janela de desenvolvimento infantil, Maria Montessori chamou de períodos sensíveis, existe um tempo para tudo. O atraso em cada janela de desenvolvimento infantil deve ser analisado e estimulado, avaliado e planejado, quanto mais cedo melhor!

Não caia nessa onda de tudo no tempo da criança, aguardar esse tempo q pode nunca chegar é perder um precioso tempo de estímulo.

Sabemos que quanto mais cedo a intervenção acontece, mais sucesso se obtém!

Existem famílias e até profissionais que ainda falam dessa forma, levando muitas mães a erro, a esperarem, quando vão perceber já é tarde.

Tudo tem o tempo certo.

Estimulação precoce

Pré alfabetização

Alfabetização

Oralidade

Autonomia

É assim com todas as crianças, aquelas q tem laudo definitivo de deficiência e tb para aquelas que não tem qualquer laudo, se passou do tempo, está atrasado.

Se existe um conselho bom, a neurociência estabelece o melhor, não espere!

www.montessoridaycare.com.br

Texto: Simone Galvão de França


224 visualizações0 comentário