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Coordenação Motora e Escrita na T21 Resumo



Crianças com síndrome de Down (SD) apresentam atrasos no desenvolvimento motor. O tamanho reduzido do cérebro, os distúrbios da maturação cerebral e os processos fisiopatológicos levam ao atraso no desenvolvimento motor.

A função motora grossa e fina e as habilidades motoras de forma geral estão significativamente atrasadas em crianças com síndrome de Down, mesmo que participem de sessões de fisioterapia.

A estrutura e função do cérebro podem influenciar o desenvolvimento de habilidades mentais e motoras.

Os distúrbios estruturais e funcionais do sistema nervoso central podem ser influenciados por condições genéticas. Por exemplo, crianças com síndrome de Down (SD) que possuem um cromossomo extra 21 apresentam muitos distúrbios cerebrais que causam atraso no desenvolvimento psicomotor e problemas de aprendizado.

Existem três grupos de problemas que afetam o sistema nervoso central que causam disfunções psicomotoras em crianças com SD:

1. Alterações na forma e no número de neurônios e alterações no tamanho do cérebro;


2. Distúrbios da maturação do sistema nervoso central;


3. Processos fisiopatológicos:

a. Processos degenerativos do sistema nervoso,

b. Distúrbios na regulação da apoptose neuronal,

c. Superexpressão de genes que codificam a proteína precursora de beta amilóide (APP)

d. Processos que levam à diminuição da liberação de neurotransmissores.


O tamanho do corpo caloso também é reduzido em crianças com SD e está associado ao comprometimento cognitivo ( Mental ), problemas de coordenação e lateralidade atípica.

É do conhecimento geral que as crianças com SD desenvolvem-se lentamente, mas pode não ser óbvio o quão lento seu desenvolvimento progride. Nenhuma das crianças com SD na faixa etária de 3 a 6 anos em estudos recentes efetuados desenvolveu 100% das funções motoras avaliadas.

É importante notar que todas as funções que foram avaliadas deveriam ser executadas por crianças em desenvolvimento típico aos 5 anos. Existem outros estudos que demonstram que crianças de 6 anos com SD não desenvolvem funções típicas de crianças de 5 anos que se desenvolvem normalmente.

Importante informar que a diferença no desenvolvimento de habilidades motoras aumenta ( amadurece ) com a idade.

As funções motoras podem causar atraso na aquisição de habilidades em áreas de desenvolvimento, como mental, emocional e social.

Como as crianças com SD apresentam hipoplasia cerebelar, sua reação de equilíbrio pode ser desordenada.

Existem muitos outros pontos a serem abordados em um estudo profundo como este, mas o foco deste estudo é demonstrar que a habilidade da escrita está prejudicada na maioria das crianças com Síndrome de Down na primeira infância podendo ter um atraso na maturidade dessa habilidade, portanto a cobrança excessiva e treinos de escrita nas escolas nessa idade não faz sentido nessa população, pelo contrário, prejudica a estima e frustra a criança.

Por isso recomendamos que a alfabetização desta criança sem prejuízos e atrasos maiores, deve ser primordialmente em Alfabeto Móvel e utilização de tecnologia assistiva quando for o caso.

O Amadurecimento da habilidade da escrita acontece naturalmente com o treinamento e as habilidades de auto-atendimento e vida prática constante conforme descrito por Maria Montessori em toda a primeira infância.

O inicio treinamento para escrita poderá estar começando a partir da segunda infância ou na adolescência quando a leitura e escrita em alfabeto móvel estiver amadurecida.

A utilização de alternativas para escrita e atividades que exijam menos da coordenação motora fina na criança com T21, evita frustração dessa população, facilitando assim a sua interação na escola, melhoria do comportamento e amadurecimento natural de suas habilidades.

A unidade escolar necessita obter material adaptado para essa população e um planejamento adequado trabalhando as habilidades para que exista uma real inclusão da pessoa com T21 em sala de aula.

Deve-se também observar treinamento dos profissionais para compreender melhor as especificidades dessa população.

Montessori T21

Simone Galvão

Montessori para pessoas com Síndrome de Down

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